terça-feira, 20 de novembro de 2012


IMPACTOS URBANOS

Dias mais quentes e ondas de calor, chuvas mais intensas, enchentes e tempestades devastadoras – esses são os efeitos das mudanças climáticas mais associadas às cidades, de acordo com o relatório Cities 2011  doCarbon Disclosure Project (CDP). Esse novo documento detalha como os governos municipais dos grandes centros urbanos mundiais – que participam do C40 Cities Climate Leadership Group  – lidam com as mudanças climáticas.

Aproximadamente todas as cidades do relatório do CDP consideram-se ameaçadas pelas mudanças climáticas, e 43% afirma que já estão sentindo os efeitos imediatos nas áreas urbanas. As implicações para a construção, a infraestrutura, o suprimento de energia e saúde pública são significantes.

Jacarta, quando foi atingida por enchentes em 2007, por exemplo, vivenciou uma perda financeira de US$ 879 milhões e mais de 200 mil refugiados. No Rio de Janeiro, as chuvas intensas em 2010 causaram estragos em estruturas e afetaram o saneamento básico, o transporte e as comunicações, além de disseminar doenças nas áreas alagadas. Nova Orleans ainda está lidando com os impactos do furacão Katrina e o elevado número de propriedades que ficaram danificadas.

E sobre os riscos futuros? Nova Orleans perderá partes significantes da cidade se as mudanças climáticas continuarem e o nível do mar subir. Em Carachi, no Paquistão, 60% dos habitantes vivem em favelas e não tem condições de suportar as ondas de calor. Em Lagos, na Nigéria, as mudanças climáticas poderão causar o deslocamento de residentes como resultado das inundações, escassez de água para consumo humano, acúmulos de resíduos e problemas de gestão na área de saúde e qualidade de vida.

Os riscos relacionados com as mudanças climáticas também vão desempenhar um papel importante nas decisões empresariais sobre as localizações de seus investimentos. Setenta e nove por cento das cidades que participam do CDP acreditam que os impactos físicos das alterações climáticas podem ameaçar, direta ou indiretamente, a capacidade de operação das empresas locais. Enquanto as cidades crescem, manter ambientes saudáveis para as pessoas e os negócios será cada vez mais importante.

O elevado número de cidades que estão demonstrando consciência dos perigos de impactos climáticos é um fator decisivo para a superação dos desafios ambientais. É somente a partir da conscientização, de suas vulnerabilidades ou de seus potenciais de produção energética sustentável, por exemplo, que as medidas de mitigação dos impactos ambientais podem ser efetivas. Vinte e três cidades informaram ao CDP que têm planos para aumentar a proteção dos cidadãos, empresas e infraestruturas contra mudanças climáticas extremas. 

Governos municipais são peças centrais no cenário de mudanças climáticas por várias razões. Eles são responsáveis por grandes quantidades de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Suas populações e infraestrutura são extremamente vulneráveis aos efeitos nocivos das catástrofes como aumento do nível do mar, enchentes, ondas de calor, entre outras. Por outro lado, eles também possuem uma rede apropriada para agir rapidamente devido às estruturas governamentais. Por esses motivos, várias cidades foram pioneiras em abordagens extraordinárias para a redução de GEE e resiliência climática.

Como prefeito de Nova York e presidente do C40 (Climate Leadership Group), Michael R. Bloomberg afirma no relatório do CDP: “Não há solução única para enfrentar a mudança climática global. No entanto, os melhores dados científicos nos dizem que já passou o tempo de enfrentar esse desafio, e que as cidades devem liderar o caminho”.


 MEIOS DE TRANSPORTES

Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.

Existem quatro modalidades de transporte
terrestre, aquaviário, aéreo e dutoviário.
 
 .Descrição: http://www.escolakids.com/public/upload/file/meios-transp-terra.jpg
Transportes terrestres
O transporte terrestre é realizado em ônibus, carros, motocicletas e caminhões que se deslocam em ruas, estradas e rodovias. Outro tipo de transporte terrestre é o ferroviário, realizado em trens que se movimentam sobre trilhos.
Descrição: http://www.escolakids.com/public/upload/file/meios-trans.aquat.jpg
Transporte aquaviário
O transporte aquaviário é caracterizado pelo deslocamento em lagos, rios,mares e oceanos. As pessoas e/ou mercadorias são transportadas em canoas, bancos, navios, etc. Essa é uma alternativa muito utilizada para o transporte de cargas entre países de diferentes continentes (transporte marítimo).
Descrição: http://www.escolakids.com/public/upload/file/meios-transp-aereos.jpg
Transporte aéreo
O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido sofisticado do mundo. Ele é extremamente importante para quem deseja realizar viagens em curto tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado aos outros meios de transporte. Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.
Descrição: http://www.escolakids.com/public/upload/image/transporte%20dutoviario%20kids.jpg
Transporte dutoviário
A outra modalidade de transporte é o dutoviário, realizado em tubos ou dutos que transportam substâncias gasosas (gasodutos), líquidas (oleodutos) ou sólidas (minerodutos). 




POLUIÇÃO SONORA E VISUAL

Existe uma imensa diversidade de poluição (da atmosfera, da água e do solo) que se faz presente no campo e principalmente nas cidades. A poluição é resultado de um modelo de vida consumista, proveniente das atividades humanas.

Além dos tipos de poluições citadas, a poluição sonora e visual também contribui de forma negativa, produzindo sérios problemas nos grandes centros urbanos do país.

Descrição: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/poluicao%20sonora.jpg
A poluição sonora tem vários fatores desencadeantes que fazem parte dos fluxos urbanos, o barulho é emitido principalmente por veículos automotores (caminhão, ônibus, carros e motos), na construção civil na qual os trabalhadores produzem sons o tempo todo e por vendedores ambulantes.
 Esse conjunto de emissores de sons funcionando simultaneamente alcança elevados índices, apesar das pessoas não terem conhecimento e muitas vezes não perceberem, devido ao convívio diário com o barulho, esse pode causar problemas de saúde, como neurose e a perda gradativa da audição.
Descrição: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/poluicao%20visual.jpg
A poluição visual não causa doenças, porém esteticamente é ruim para a cidade. A poluição visual é resultado essencialmente da imensa quantidade de anúncios publicitários que quase sempre são extravagantes.
Ocasionalmente, esses anúncios tendem a apresentar preconceito em relação às mulheres, os índios, os negros ou aqueles que apresentam orientações sexuais diferentes da heterossexual.

Além disso, as propagandas ostentam produtos inacessíveis à grande parte da população, tais como mansões e carros importados, iates, roupas de grife, restaurantes finos, além de produtos prejudiciais a saúde como cigarros, bebidas, inseticidas entre outro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário